Spira

Os profissionais da Spira

A Spira é constituída por uma equipa de profissionais com formação diversa, desde a História da Arte, à Comunicação, ao Design, à Gestão, à Conservação & Restauro e ao Turismo. A Spira reúne-se de profissionais com outro know-how sempre que o projecto assim o exige.

CVG_Spira

Catarina Valença Gonçalves

Founder & CEO

Com mais de 20 anos de experiência no sector do Património Cultural, Catarina é a criadora de projectos emblemáticos no panorama nacional tais como a Rota do Fresco, a patrimonio.pt, a Bienal Ibérica do Património Cultural ou o Estudo “Património Cultural em Portugal: Avaliação do Valor Económico e Social". Iniciou a sua actividade profissional no GECoRPA, colaborou com a Direcção Geral dos Monumentos Nacionais, trabalhou para uma associação de municípios durante praticamente 10 anos, até fundar a Spira, em 2007, empresa que dirige desde então. Actualmente, é ainda Coordenadora do Curso de Gestão do Património Cultural na Nova SBE e na Católica Porto Business School. Doutorada em História da Arte Contemporânea pela Universidade Nova de Lisboa(2008); tem um Diplôme des Hautes Études (3º ciclo) em Turismo pelo Institut deRecherche en Études Supérieures Touristiques da Universidade Paris 1 - PanthéonSorbonne (2006); é Mestre em Arte, Património e Restauro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2001) e Licenciada em História variante Históriada Arte pela Universidade Nova de Lisboa (1998). Tem ainda uma Pós-Graduação em Direito da Cultura e do Património Cultural na Faculdade de Direito daUniversidade de Lisboa (2010). Foi aluna do Liceu Francês Charles Lepierre de 1979 a 1994. No âmbito da sua formação universitária, ganhou o Prémio Nacional para Jovens Historiadores e Antropólogos da Fundação da Juventude, Porto; foi Bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian; e foi Bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Tem 4 livros publicados na área da História da Arte, 1 livro na área da Gestão Patrimonial e é igualmente autora de diversos artigos e múltiplas comunicações neste domínio. Catarina é também membro do Conselho Geral da Universidade de Évora.

Rita Fialho Valente

Coordenadora de Touring Cultural e Paisagístico

Natural de Vila Verde de Ficalho, vila raiana no Alentejo, Rita está na Spira há uma década, sendo responsável por todas as actividades da empresa que toquem em Touring Cultural e Paisagístico. Com um Mestrado em Museologia pela Universidade de Évora (2011) e Licenciada em Conservação e Restauro (2008) pela Escola Superior de Tecnologia de Tomar, do Instituto Politécnico de Tomar, começou a sua relação com o património cultural já no Curso Profissional de Mestre de Construção Civil Tradicional (2003), onde aprendeu todas as técnicas de artes e ofícios alentejanas.

RFV_Spira
DD_Spira

Daniela David

Responsável Financeira

Natural de Beja, Daniela é Responsável Financeira de todas as áreas de negócio da Spira, desde 2018. Mestre em Gestão - Finanças, pela Universidade de Évora (2017) e Licenciada em Gestão de Empresas pelo Instituto Politécnico de Beja (2013), iniciou-se no mundo da gestão na Direcção Financeira da Administração do Porto de Sines, passando pela gestão da SerhogarSystem, e pela direcção financeira da empresa LMGE - Gestão de Edifícios.

Margarida Vigário de Sousa

Gestora de Projectos de Educação Patrimonial

Natural de Beja, Margarida assume, desde 2020, o cargo de Gestora de Projectos de Educação Patrimonial na Spira, desenvolvendo iniciativas que promovem o Património como ferramenta excepcional ao serviço da partilha, da criação e da aprendizagem. Ao longo da sua carreira, colaborou activamente com serviços educativos de diferentes instituições culturais, sobretudo no âmbito das actividades educativas em contexto museológico. Margarida é Mestre em Gestão Cultural, no ramo de Património e Projectos Culturais pelo ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa (2015) e licenciada em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa (2012). Possui ainda uma Pós-graduação em Educação Artística, pela Escola Superior de Educação, IPL (2018).

MVS_Spira
JFG_Spira

Júlia Faria Guimarães

Designer

Ora em Portugal, ora baseada no Brasil, Júlia colabora, desde 2015, com a Spira na qualidade de Designer, conectando e despertando o interesse ente os cidadãos e o património cultural do país, através da criação de suportes comunicacionais diversos. Licenciada em Design de Comunicação (2013) e pós-graduada em Aplicações Pedagógicas e Institucionais da Arte-Terapia (2016).

Raquel Viúla

Gestora patrimonio.pt

Depois de um percurso que passou pela responsabilidade do Serviço Educativo do Museu da Luz - EDIA S.A e de uma longa experiência de vida alentejana durante 8 anos, Raquel, originária de Sintra, é, desde 2018, Gestora da plataforma de comunicação patrimonial da Spira - a patrimonio.pt. Ao longo da sua carreira, e para além do Museu da Luz, desenvolveu trabalho em educação e mediação patrimoniais em diversas entidades actuantes no sector do património histórico e artístico, como é o caso da Parques de Sintra – Monte da Lua ou no âmbito de várias exposições de arte e património à escala nacional. É licenciada em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa (2003) e pós-graduada em Arte, Património e Restauro pela Universidade de Lisboa (2006).

RV_Spira
JB_Spira

Joana Brito

Assessora de Direcção

Natural de Tomar, Joana integrou a Spira no início de 2021, com funções de Assessoria de Direcção, nas quais se inclui o apoio à área de Comunicação Institucional da empresa. Durante 4 anos, foi Investigadora num projecto científico do Museu Calouste Gulbenkian, desenvolvido em parceria com o Instituto de História da Arte da FCSH-UNL (2014-2016; 2019). Viveu durante 2 anos na Holanda (2017-2018), onde desempenhou funções de assistente de produção numa galeria de arte em Roterdão e foi responsável pela gestão das redes sociais de uma organização cultural em Haia. É licenciada em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa (2014) e pós-graduada em Gestão de Marketing Digital pela Universidade Católica de Lisboa (2019).

Margarida Beguino Ganço

Estagiária

Nascida e criada em Alvito, Margarida está na Spira no âmbito de um estágio profissional, naquela que é a sua primeira experiência no mundo do trabalho: quer aprender mais sobre a área que tanto a apaixona e na qual se formou - Turismo, pela Universidade do Algarve - Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (2020).

MBG_Spira

Intérpretes do Património | Portugal Heritage Tours

Joana Caspurro

Intérprete do Património

A viver em évora há mais de 20 anos, Joana é licenciada em Estudos Portugueses e Franceses e mestre em Tradução.

André Moreira

Intérprete do Património

Natural de évora, André é licenciado em Línguas, Literaturas e Culturas com especialização em Literatura e Artes (2017), e mestre em Gestão do Património Histórico e Cultural - Especialidade em Património Artístico e História de Arte, na Universidade de Évora.

Patrícia Monteiro

Intérprete do Património

Desde 1994 ligada à Universidade de Lisboa, Patrícia é Doutorada em História da Arte.

Luís Martins

Intérprete do Património

Natural de Borba, Luís é um conhecedor profundo da indústria do Mármore.

Scroll to Top