Spira

Os profissionais da Spira

A Spira é constituída por uma equipa de profissionais com formação diversa, desde a História da Arte, à Comunicação, ao Design, à Gestão, à Conservação & Restauro e ao Turismo. A Spira reúne-se de profissionais com outro know-how sempre que o projecto assim o exige.

CVG_Spira

Catarina Valença Gonçalves

Founder & CEO

Com mais de 20 anos de experiência no sector do Património Cultural, Catarina é a criadora de projectos emblemáticos no panorama nacional tais como a Rota do Fresco, a patrimonio.pt, a Bienal Ibérica do Património Cultural ou o Estudo “Património Cultural em Portugal: Avaliação do Valor Económico e Social". Iniciou a sua actividade profissional no GECoRPA, colaborou com a Direcção Geral dos Monumentos Nacionais, trabalhou para uma associação de municípios durante praticamente 10 anos, até fundar a Spira, em 2007, empresa que dirige desde então. Actualmente, é ainda Coordenadora do Curso de Gestão do Património Cultural na Nova SBE e na Católica Porto Business School. Doutorada em História da Arte Contemporânea pela Universidade Nova de Lisboa(2008); tem um Diplôme des Hautes Études (3º ciclo) em Turismo pelo Institut deRecherche en Études Supérieures Touristiques da Universidade Paris 1 - PanthéonSorbonne (2006); é Mestre em Arte, Património e Restauro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2001) e Licenciada em História variante Históriada Arte pela Universidade Nova de Lisboa (1998). Tem ainda uma Pós-Graduação em Direito da Cultura e do Património Cultural na Faculdade de Direito daUniversidade de Lisboa (2010). Foi aluna do Liceu Francês Charles Lepierre de 1979 a 1994. No âmbito da sua formação universitária, ganhou o Prémio Nacional para Jovens Historiadores e Antropólogos da Fundação da Juventude, Porto; foi Bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian; e foi Bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Tem 4 livros publicados na área da História da Arte, 1 livro na área da Gestão Patrimonial e é igualmente autora de diversos artigos e múltiplas comunicações neste domínio. Catarina é também membro do Conselho Geral da Universidade de Évora.

Margarida Vigário de Sousa

Gestora de Projectos de Educação Patrimonial

Natural de Beja, Margarida assume, desde 2020, o cargo de Gestora de Projectos de Educação Patrimonial na Spira, desenvolvendo iniciativas que promovem o Património como ferramenta excepcional ao serviço da partilha, da criação e da aprendizagem. Ao longo da sua carreira, colaborou activamente com serviços educativos de diferentes instituições culturais, sobretudo no âmbito das actividades educativas em contexto museológico. Margarida é Mestre em Gestão Cultural, no ramo de Património e Projectos Culturais pelo ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa (2015) e licenciada em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa (2012). Possui ainda uma Pós-graduação em Educação Artística, pela Escola Superior de Educação, IPL (2018).

MVS_Spira
JFG_Spira

Júlia Faria Guimarães

Designer

Ora em Portugal, ora baseada no Brasil, Júlia colabora, desde 2015, com a Spira na qualidade de Designer, conectando e despertando o interesse ente os cidadãos e o património cultural do país, através da criação de suportes comunicacionais diversos. Licenciada em Design de Comunicação (2013) e pós-graduada em Aplicações Pedagógicas e Institucionais da Arte-Terapia (2016).

Raquel Viúla

Gestora patrimonio.pt

Depois de um percurso que passou pela responsabilidade do Serviço Educativo do Museu da Luz - EDIA S.A e de uma longa experiência de vida alentejana durante 8 anos, Raquel, originária de Sintra, é, desde 2018, Gestora da plataforma de comunicação patrimonial da Spira - a patrimonio.pt. Ao longo da sua carreira, e para além do Museu da Luz, desenvolveu trabalho em educação e mediação patrimoniais em diversas entidades actuantes no sector do património histórico e artístico, como é o caso da Parques de Sintra – Monte da Lua ou no âmbito de várias exposições de arte e património à escala nacional. É licenciada em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa (2003) e pós-graduada em Arte, Património e Restauro pela Universidade de Lisboa (2006).

RV_Spira
JB_Spira

Joana Brito

Assessora de Direcção & Comunicação

Natural de Tomar, Joana integrou a Spira no início de 2021, com funções de Assessoria de Direcção, nas quais se inclui o apoio à área de Comunicação Institucional da empresa. Durante 4 anos, foi Investigadora num projecto científico do Museu Calouste Gulbenkian, desenvolvido em parceria com o Instituto de História da Arte da FCSH-UNL (2014-2016; 2019). Viveu durante 2 anos na Holanda (2017-2018), onde desempenhou funções de assistente de produção numa galeria de arte em Roterdão e foi responsável pela gestão das redes sociais de uma organização cultural em Haia. É licenciada em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa (2014) e pós-graduada em Gestão de Marketing Digital pela Universidade Católica de Lisboa (2019).

Margarida Beguino Ganço

Touring Cultural e Paisagístico & ADMINISTRATIVA

Nascida e criada em Alvito, Margarida é licenciada em Turismo (2020) pela Universidade do Algarve e iniciou a sua primeira experiência profissional como estagiária na Spira. Actualmente, é responsável pela área administrativa da empresa assim como pela gestão do Touring cultural e paisagístico nacional. Em 2021, ingressou no Mestrado em Gestão de Marketing na mesma Universidade.

MBG_Spira

Intérpretes do Património | Portugal Heritage Tours

Joana Caspurro

Intérprete do Património

A viver em évora há mais de 20 anos, Joana é licenciada em Estudos Portugueses e Franceses e mestre em Tradução.

André Moreira

Intérprete do Património

Natural de évora, André é licenciado em Línguas, Literaturas e Culturas com especialização em Literatura e Artes (2017), e mestre em Gestão do Património Histórico e Cultural - Especialidade em Património Artístico e História de Arte, na Universidade de Évora.

Patrícia Monteiro

Intérprete do Património

Desde 1994 ligada à Universidade de Lisboa, Patrícia é Doutorada em História da Arte.

Luís Martins

Intérprete do Património

Natural de Borba, Luís é um conhecedor profundo da indústria do Mármore.

Scroll to Top