Spira

Apresentação

A Spira é uma empresa especializada em projectos de revitalização patrimonial com uma experiência de mais de 20 anos no sector.

Reconhecida pelo seu grau de inovação, capacidade de problematização e garantia de fazer acontecer, a Spira procura, em todos os seus projectos, contribuir com soluções inovadoras para velhos e novos desafios do Património Cultural.

A Spira actua nas áreas do Touring Cultural e Paisagístico, Educação Patrimonial, Formação, Comunicação e Consultoria em Património Cultural. O trabalho nestas áreas ao serviço de entidades e organizações diversas decorre da experiência acumulada nos projectos concebidos, produzidos e geridos pela Spira, ela própria.

Destes, destaque para a pioneira “Rota do Fresco” – primeira rota de turismo-cultural em Portugal; a plataforma de comunicação do sector “patrimonio.pt”; a já internacional “Bienal Ibérica do Património Cultural”; o “Curso de Gestão do Património Cultural” em parceria com prestigiadas instituições do ensino universitário portuguesas. Foi, ainda, a idealizadora e coordenadora do determinante Estudo “Património Cultural em Portugal: Avaliação do Valor Económico e Social” lançado em 2020 e identificando importantes recomendações estratégicas para a política do sector num horizonte a mais de 10 anos. Sempre na procura da excelência efectiva, a Spira detém a NP 4457 – Sistemas de Gestão, Investigação, Desenvolvimento e Inovação e é membro da COTEC – Associação Empresarial para a Inovação.

Em 2019, o projecto “Somos o que Comemos – o património alimentar nos parques e monumentos de Sintra”, criado e desenvolvido na sua totalidade pela Spira para a Parques de Sintra – Monte da Lua, por motivo do Ano Europeu do Património Cultural 2018, venceu 1º Prémio dos European Cultural Tourism Network na categoria “Acções no Âmbito do Ano Europeu do Património Cultural”.

Política de IDI

Scroll to Top